Saturday, September 3, 2011

Metro Tech Project


Summary in English:

Hey buddies!!! This time I provided a long description in Portuguese of the project because it is all about a radio program broadcast here in Sao Paulo, Brazil, on Metropolitana FM, 98.5 on the dial, between 1997 and 1998, entitled Metro Tech; with it, I want to recall the good memories of what I consider the best radio program ever, just personal opinion.

What am I going to play? Get ready to listen to the sound of 1996, 1997, 1998 and 1999, with much House, Techno, Trance, and last but not least, Speed Garage, the sound that was a milestone in electronic music around that time, quite impressive to me given what was around by then.

Let’s get straight to the music, that’ll be MarsNRG in the mix!

Resumo em Português:

Olá amigos, venho aqui anunciar  meu novo projeto, intitulado Metro Tech.

Alguns de vocês talvez já tenham ouvido falar do termo “Metro Tech”, a exemplo de uma coleção de CDs que começou no volume 1 e foi além do volume 10, coleção iniciada em 1998, pela rádio Metropolitana FM, 98,5 FM, aqui em São Paulo.

O que poucos que não viveram aquela época sabem é que Metro Tech era um programa da rádio, aliás, “O Programa”, trazendo grandes Djs como o residente Alexandre Arroio e o falecido Ricardo Guedes. Este programa teve início ainda em 1997, indo ao ar apenas às terças e quintas, das 10:30h às 11:30 da noite. Com o sucesso alcançado, o programa mudou de horário, segunda à sexta-feira, às 6:00 da tarde, início da noite, em ambos os horários sempre com transmissão de 1 hora de programa.

Naquela época, no nosso Brasil onde pouco se sabia/era divulgado corretamente sobre estilos musicais do gênero eletrônico, quase tudo era generalizado como Techno. Entretanto, com o meu aprendizado musical ao longo do tempo eu pude verificar que era apresentado no programa Techno, Trance, House e o que eu considerava a bomba do momento, Speed Garage, estilo criado pelo legendário e magnífico Armand van Helden como muitos dizem.

O programa Metro Tech era único por apresentar músicas mais underground que não se ouvia em nenhuma outra rádio, apresentava um mundo de novidades, músicas diferenciadas, algumas que davam a sensação de que você estava viajando longe no espaço, bem diferentes do que estávamos acostumados em nossas rádios, onde muito Eurodance era o foco em questão.

Pois bem, o programa virou CD, teve o lançamento do Metro Tech volume 1, pela gravadora Building Records, que talvez tenha lançado todos os outros volumes. O intrigante é que o primeiro CD trazia apenas 1 faixa que costuma tocar no programa, a música super-criativa Ping Pong do Objective One, e todas as outras eram novidades, muitas delas no estilo Trance. Mais intrigante ainda foi o fato do programa sair do ar, por razão desconhecida por mim, e mesmo assim a coleção de CDs Metro Tech continuou, desta vez com músicas da programação diária, além das mais Underground do Trance e do House da época, e confesso que acompanhei tais CDs apenas até o volume 4, mais ou menos ali entre 1999 e 2000. Infelizmente, o ano de 1999 não foi muito feliz para música eletrônica aqui em São Paulo, até mesmo a badalada 97FM, a super rádio Dance, tinha mudado completamente a programação e estava tocando Pagode, e ainda bem que se arrependeu e começou o novo século como uma poderosa rádio ( a única poderosa na minha opinião) Dance aqui no país.

Este projeto Metro Tech consistirá em sets meus onde eu trago as músicas do programa Metro Tech, não necessariamente dos CDs que seguiram após o final do programa na rádio. Quem teve a oportunidade de conhecer o programa poderá matar saudades daquela época de glória, pois eu trarei de volta o bom e velho Speed Garage que só tocava lá, assim como as bombas que explodiam os nossos speakers, no programa que eu considero o melhor que já ouvi em rádios brasileiras.

Como um bônus, pretendo incluir uma última faixa de músicas até então já consideradas como clássicos, ou seja, estarei fazendo sets com músicas, na vasta maioria, dos anos de 1997 e 1998 (anos de lançamento aqui no país), finalizando os sets com clássicos de 1996 pra trás. Possivelmente trarei uma ou outra faixa de 1999 ou 2000, mas não serão prioridades.

Do ponto de vista técnica de mixagem, considero que todos os meus sets estarão do nível bom pra cima. Todos eles são passíveis de melhora, eu mesmo enxergo isso aqui e acolá. Se você não é um profissional da mixagem, provavelmente irá considerar um ou outro set fantástico. Tal condição não é surpresa pra mim, e gostaria que você soubesse que eu não trabalho com mixagem, sou apenas um aspirante a DJ, um daqueles que quando sobra um tempo no final de semana, produz um ou outro set de mixagem para não perder a prática, curtir este grande hobby, e por último mas não menos importante, trazer a boa música pra você e seu amigos.

É isso aí, vamos adiante, e como eles diziam em suas vinhetas “Metro Tech, a hora do Techno” => agora vocês já sabem a verdade que não tinha quase nada de Techno por lá :)

Abraços!

5 comments:

  1. Nossa cara, tava procurando umas tracks do Metro Tech 1 e achei esses sets. Mto bons velho. A explicação sobre os estilos tb vaçeu a pena, nessa época eu era mulekão e não entendia porra nenhuma, só um tempo deopis q eu fui começar a entender as diferentes vertentes eletronicas e seus elementos.

    Sucesso

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Felipe!

      Fico contente que tenha aparecido por aqui, pois sempre quis encontrar pessoas que também acompanhavam o programa Metro Tech na rádio. Muita gente conhece apenas os CDs, mas os programa estava na rádio antes de toda a coletânia, exceto o volume 1.

      Se quiser ouvir os meus sets do Metro Tech, eles estão todos aqui:

      http://www.mixcloud.com/MarsNRG/playlists/metro-tech-90s/

      Acredito que ainda este mês eu lanço o volume 6 da coletânia do Metro Tech que estou fazendo. O set já está pronto, será só de Speed Garage, é uma questão de ter tempo para fazer a edição final e disponibilizá-lo, e tem outros sets na frente para serem lançados.

      Recomendo que fique de olho no meu projeto Club 90s, pode ser que encontre muita coisa que goste:

      http://www.mixcloud.com/MarsNRG/playlists/club-90s/

      Neste projeto, sempre vario em estilos dos anos 90, Eurodance, House, Techno, Speed Garage, logo mais possivelmente com Trance do século passado também.

      Por último, se desejar, pode me seguir no Facebook também:

      https://www.facebook.com/MarsNRG

      Aquele abraço, e grato pela visita!

      Delete
  2. Realmente ficou muito bom os sets, a viradas estao muito boas, só faltou as vinhetas, Metro Tech so musicas do primeiro mundo
    Parabens pelo blog esta muito bom
    by Claudemir Beserra

    ReplyDelete
  3. Olá Claudemir! Verdade, as vinhetas ficaram aqui nas minhas fitas K7, haha

    Que bom que gostou, que pena que seja tão difícil conseguir todas as músicas do programa. Assim que possível tem mais sets!

    Bom saber que os fãs desse programa Metro Tech existem, além de mim, fazendo com que tudo não seja apenas lenda; não estou sozinho nessa :)

    Abraços!

    ReplyDelete
  4. to ouvindo o seu set em 2018 hahha ,ta otimo eu era fa da metropolitana fm pena que hoje ta um lixo e o programa metro tech dispensava comentarios arrisco dizer que foi o melhor programa de musica eletronica que ja ouvi,aquela epoca foi maravilhosa só que restou e relembrar as pedradas da epoca atraves de seus belos sets,parabens por ter essa iniciativa de criar esses sets com sons que rolou no metro tech ja que é muito dificil de encontrar essas raridades abç!

    ReplyDelete